Serviço de Email no Grupo Bignardi

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A esmagadora maioria se utiliza do Microsoft Outlook para realizar os acessos aos serviços de email, porém não possuem nenhum recurso compartilhado ou de sincronização. Os clientes de email buscam as mensagens através do protocolo POP3 por restrições de performance e acesso Off-line.

O grupo Bignardi Papéis, antiga Gordinho Braune, foi adquirida pela então Indústria Gráfica Jandaia em meados da década de 70. Localizada na região de Jundiaí, a fábrica foi pioneira na conversão da celulose sob processo sulfito no Brasil. Atualmente emprega mais de 1000 colaboradores, atua no ramo papeleiro e tem sua estrutura dividida em 04 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo em Jundiaí, Caieiras e Capital. No grupo BIGNARDI identificamos a necessidade de melhoria do serviço de e-mail com urgência, quando um diretor teve seu notebook roubado e todas as suas informações foram roubadas, causando forte impacto na condução de seus negócios. Hoje é de senso comum o quanto de informação sensível e o número de assuntos que são tratados por e-mail, impactando de forma muito severa na produtividade, principalmente de um diretor a perda de toda sua caixa postal. Anteriormente o serviço de e-mail do grupo Bignardi era uma solução on-premises, com o Symantec Mail Filter Brightmail e o Zimbra Open-Source. Todos os clientes de email dividiam os acessos entre POP3 ou Webmail.

propostas

A Adesso prontamente desenvolveu quatro propostas para solucionar a necessidade de melhoria no ambiente:

• Migração do serviço de Email para Exchange
• Migração do serviço de Email para Zimbra NE
• Migração do serviço de Email para Exchange Online (Nuvem)
• Divisão do serviço do email entre Zimbra OpenSource e Zimbra NE

beneficios

Ao avaliar os vários aspectos das soluções propostas em todas as esferas, leia-se financeiras e técnicas o responsável pelo TI do grupo Bignardi optou pela divisão do serviço de email entre OpenSource e Zimbra NE.

Os principais benefícios esperados eram:

• Baixo custo mensal com a solução adotada;
• Performance no acesso em todas as unidades, mesmo as com restrição de link;
• Alto controle sobre os e-mails trocados pela empresa, seja para fins de controle de SPAM, auditorias internas ou regras específicas de negócio.

funcionamento

O funcionamento do email ficou conforme figura a seguir:

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